Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 29 de agosto de 2010

Seropédica

Seropédica é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Faz divisa com os municípios do Rio de Janeiro, Itaguaí, Nova Iguaçu, Japeri, Queimados e Paracambi.
História
A região de Seropédica era conhecida por produzir a melhor seda do mundo. O nome da cidade de Seropédica teve origem em 1875 e advém de um neologismo formado por duas palavras: sericeo ou serico, de origem latina, que significa seda, e pais ou paidós, de origem grega, que significa tratar ou consertar. Um local, portanto, onde se trata ou se fabrica seda. Naquela época, a terra era conhecida como segundo distrito. O nome da cidade veio então da antiga fazenda Seropédica do Bananal de Itaguaí. Lá, eram produzidos diariamente em larga escala e em uma produção respeitável cerca de 50 mil casulos de bichos bombysmori, mais conhecidos como bicho da seda.

Na propriedade do Sr. Luiz de Resende havia casulos das cores amarela, branca e esverdeada. A seda ainda era feita no estilo chinês. As lagartas ficavam nas folhas de amoreiras e eram muito bem tratadas até se transformarem em casulos. As máquinas que teciam a seda eram rústicas e o tratamento manual exigia grande habilidade. Mesmo com essa produção artesanal, a fazenda chegou a acumular cerca de 1,5 milhão de casulos. Em artigo publicado no Jornal Comércio da época, está documentado em ilustrações o trabalho realizado na fazenda, Seropédica do Bananal de Itaguaí e a qualificação da melhor seda do mundo.

Em 1938 começou a ser construída a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro utilizando um dos prédios da antiga Fábrica de Seda. Em 1948, a UFRRJ transfere seu campus para as margens da antiga Rodovia Rio-São Paulo, hoje BR-465, iniciando-se o desenvolvimento urbano de Seropédica.
A região permaneceu inexpressiva por muito tempo em vista das dificuldades de acesso, pois só era servido por uma linha férrea, com pouca movimentação de trens, sendo ligado ao município do Rio de Janeiro por uma estrada não pavimentada. A abertura da Rodovia Rio-Santos mudou o cenário, facilitando o deslocamento entre diversos municípios vizinhos.

A Emancipação
Em 1995, face a edição da Lei n.º 2.446 de 12 de outubro, Seropédica tornou-se município independente de Itaguaí, e foi instalado em 1º de janeiro de 1997. Com a emancipação, Seropédica teve sua economia movimentada e ganhou grandes obras de infra-estrutura assim como o incremento do comércio local.
Economia
O município possui pouca autonomia econômica, sendo sua principal atividade a extração de areia para uso na construção civil, praticada por várias empresas mineradoras da região. A mineração de areia causa grandes estragos à ecologia da região. Enormes crateras podem ser observadas nos locais onde a extração foi praticada.[5] e os veios de areia foram esgotados. O lençol freático formou lagos saturados de sedimentos minerais, que deixam a água de cor verde-esmeralda, incapaz de sustentar qualquer forma de vida.

A economia depende também da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em torno da qual gira boa parte da economia do município, proveniente das verbas federais e da renda da comunidade universitária. Considerável parte da população economicamente ativa trabalha no município do Rio de Janeiro, tornando Seropédica uma cidade-dormitório, financeiramente dependente dos municípios vizinhos.

A cidade conta com um pólo industrial às margens da BR 116 com uma área de aproximadamente 19 milhões de metros quadrados para empresas de médio e grande porte. Dentre elas estão a Eletrobolt e a alimentícia Panco.


Município de Seropédica
"" Bandeira

Brasão Bandeira




Hino
Aniversário 12 de outubro
Fundação 12 de outubro de 1995 (14 anos)
Gentílico seropedicense
Localização
Localização de Seropédica no Rio de Janeiro


Localização de Seropédica no Brasil
22° 44' 38" S 43° 42' 28" O22° 44' 38" S 43° 42' 28" O
Unidade federativa Rio de Janeiro
Mesorregião Metropolitana do Rio de Janeiro IBGE/2008 [1]
Microrregião Itaguaí IBGE/2008 [1]
Região metropolitana Rio de Janeiro
Municípios limítrofes Itaguaí, Japeri, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados e Rio de Janeiro
Distância até a capital 75 km
Características geográficas
Área 283,794 km²
População 77.618 hab. est. IBGE/2008 [2]
Densidade 255,3 hab./km²
Altitude 26 m
Clima Não disponível
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,759 (RJ: 47º) – médio PNUD/2000 [3]
PIB R$ 420.486 mil IBGE/2005 [4]
PIB per capita R$ 5.604,00 IBGE/2005 [4]

Fotos antigas de seropédica











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.